terça-feira, 18 de maio de 2010


Tecnologia pode estar ligada à felicidade

Um estudo britânico sugere que os aparatos tecnológicos, como computadores, internet e celulares, podem estar ligados à felicidade e ao bem-estar. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira, foi coordenada pelo instituto BCS e entrevistou mais de 35.000 pessoas ao redor do mundo.

O acesso a aparelhos de comunicação foram apontados como o item mais valioso. Ao analisar os dados, os especialistas descobriram que as mulheres dos países em desenvolvimento e pessoas de ambos os sexos com baixos salários e pouca educação formal são os mais influenciados emocionalmente pelo acesso a tecnologias.

De acordo com Paul Flatters, da Trajectory Partnership, que coordenou o estudo em parceria com o BCS, as mulheres usam as tecnologias como um meio de se libertarem da repressão social que - ainda - sofrem. "A próxima etapa da nossa pesquisa é colocar à prova esta hipótese", disse Flatters à rede britânica BBC.

O estudo descobriu, também, que a correlação entre bem-estar e tecnologia não tende a aumentar com a idade, apesar dos esforços de muitos países de incluir digitalmente a população mais velha. "Independente de jovens ou idosos, somos todos seres sociáveis e todos necessitamos das facilidades trazidas pela tecnologia", afirmou Flatters.

Efeitos negativos - A descoberta do BCS vai no sentido oposto da opinião de muitos especialistas que afirmam que a tecnologia tem um impacto negativo no bem-estar dos usuários, já que faz com que eles percam boa parte de seu tempo em atividades pouco produtivas.

"Nós precisamos recuperar essa grande parte das nossas vidas, para que possamos controlar a tecnologia e aprender a usá-la de uma maneira positiva e saudável", escreveu em uma edição da revista New Scientist o psicólogo Yair Amichai-Hamburger, diretor do Research Center for Internet Psychology da Sammy Ofer School of Communications de Israel.

Flatters, no entanto, afirma que é preciso entender porque cada vez mais as pessoas se sentem conectadas com as novas tecnologias. "Escrevem muita coisa ruim sobre como as tecnologias são negativas. Mas ficamos intrigados pelo fato de que as pessoas se apegam aos seus aparatos", concluiu o pesquisador.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário