quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


SOBRE OS NTE's

Os Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE's constituem ambientes tecnológicos, implementados com a criação do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, através da Portaria nº. 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação - MEC, com a finalidade de promover o uso pedagógico dos recursos da informática e telecomunicações na rede pública de ensino fundamental e médio, pertencentes às redes estadual e municipal.

Na tentativa de promover ações de forma mais contextualizada e integrada, a SEED realizou a revisão do ProInfo, o qual foi instituído pelo Decreto Federal nº. 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitulando-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional -ProInfo, definindo critérios e objetivos para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nas redes públicas de educação básica.

Com essa nova versão surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO com a finalidade de promover “a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC nas escolas públicas brasileira” (Fiorentini, 2008).

As principais ações formativas desse Programa congregam os seguintes cursos:

Introdução à Educação Digital (40h) é um curso básico para profissionais da educação das redes públicas que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores com sistema operacional Linux e recursos básicos da Internet.

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs (100h) é um curso que focaliza a utilização pedagógica das TICs em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula.

Complementação local (40h): As TIC no Projeto Político Pedagógico e/ou desenvolvimento de projetos educacionais.

O primeiro NTE-Municipal de São Luís foi implantado na Secretaria Municipal de Educação de São Luís – SEMED/São Luís, sob a responsabilidade da Superintendência da Área de Informática - SAINF, com laboratório instalado no prédio do Centro de Formação do Educador II – CEFE II, localizado à Rua do Ribeirão, nº. 65, Centro de São Luís-MA.

O NTEM busca desenvolver uma formação, considerando a reflexão teórico-prática acerca das possibilidades de uso de ambientes informatizados, contribuindo para a inclusão digital de professores (as), funcionários (as) e alunos (as) da Rede de Ensino Municipal.

Nessa direção, o NTEM da SEMED ofereceu cursos de Informática Básica - 60h para os gestores escolares e Introdução à Educação Digital - 40h para os (as) professores (as), procurando sensibilizá-los, assessorá-los e prepará-los para o uso pedagógico das TIC nas escolas da Rede.

Raimunda Machado
Coordenadora do NTEM

3 comentários:

  1. Este é apenas o início de uma longa caminhada!

    ResponderExcluir
  2. VOCÊ SABIA?
    Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.

    É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer obviamente uma TV de alta definição (Plasma ou LCD) para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.

    Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).

    Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. A Blu-ray Disc Association (BDA) é responsável pelos padrões e o desenvolvimento do disco Blu-ray e foi criado pela Sony e Panasonic. Disputou uma guerra de formatos com o HD-DVD e em 2008 venceu com o apoio exclusivo da Warner Bros., MGM, Fox e Columbia Pictures.

    ResponderExcluir
  3. 2009 O ANO DO BLU-RAY
    De acordo com o The Digital Entertainment Group, as vendas de discos Blu-ray triplicaram de um ano para cá. Apesar de um começo tumultuado, o Blu-ray parece que, enfim, está decolando. Somente no último trimestre de 2008, foram vendidos 28,6 milhões de discos de alta definição e outros 10,7 milhões de aparelhos reprodutores de filme no formato.

    Para este ano, a expectativa é de que a queda nos preços de players de discos Blu-ray e uma oferta maior de filmes mantenha os consumidores interessados no formato. E quanto mais popular o produto ficar, mais os preços devem cair - o que pode ser bem interessante para o formato de alta definição.
    FONTE: OLHAR DIGITAL

    ResponderExcluir