quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


SOBRE OS NTE's

Os Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE's constituem ambientes tecnológicos, implementados com a criação do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, através da Portaria nº. 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação - MEC, com a finalidade de promover o uso pedagógico dos recursos da informática e telecomunicações na rede pública de ensino fundamental e médio, pertencentes às redes estadual e municipal.

Na tentativa de promover ações de forma mais contextualizada e integrada, a SEED realizou a revisão do ProInfo, o qual foi instituído pelo Decreto Federal nº. 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitulando-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional -ProInfo, definindo critérios e objetivos para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nas redes públicas de educação básica.

Com essa nova versão surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO com a finalidade de promover “a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC nas escolas públicas brasileira” (Fiorentini, 2008).

As principais ações formativas desse Programa congregam os seguintes cursos:

Introdução à Educação Digital (40h) é um curso básico para profissionais da educação das redes públicas que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores com sistema operacional Linux e recursos básicos da Internet.

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs (100h) é um curso que focaliza a utilização pedagógica das TICs em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula.

Complementação local (40h): As TIC no Projeto Político Pedagógico e/ou desenvolvimento de projetos educacionais.

O primeiro NTE-Municipal de São Luís foi implantado na Secretaria Municipal de Educação de São Luís – SEMED/São Luís, sob a responsabilidade da Superintendência da Área de Informática - SAINF, com laboratório instalado no prédio do Centro de Formação do Educador II – CEFE II, localizado à Rua do Ribeirão, nº. 65, Centro de São Luís-MA.

O NTEM busca desenvolver uma formação, considerando a reflexão teórico-prática acerca das possibilidades de uso de ambientes informatizados, contribuindo para a inclusão digital de professores (as), funcionários (as) e alunos (as) da Rede de Ensino Municipal.

Nessa direção, o NTEM da SEMED ofereceu cursos de Informática Básica - 60h para os gestores escolares e Introdução à Educação Digital - 40h para os (as) professores (as), procurando sensibilizá-los, assessorá-los e prepará-los para o uso pedagógico das TIC nas escolas da Rede.

Raimunda Machado
Coordenadora do NTEM